Ferramentas para pesquisa de Palavra-Chave

Sem dúvida, essa é a tarefa mais importante para criar a base de todos os esforços de campanhas, ofertas de conteúdo e posts úteis para os interesses da sua audiência. Isso não somente dá ideias sobre o que se passa na cabeça do público-alvo, como também ajuda a preencher potenciais lacunas entre os consumidores e os produtos ou serviços procurados.

Embora a pesquisa de palavras-chave seja essencial para SEO e CPC, existem diferenças entre os dois. A maioria das pessoas que está começando a usar o Google AdWords escolhe pelo lance de custo por clique (CPC) para pagar a cada clique nos anúncios. Com essa opção, você define um lance máximo de custo por clique (lance máximo de CPC). Esse é o valor mais alto que você deseja pagar por um clique no seu anúncio. A posição dos seus anúncios nos resultados da pesquisa é determinada pelo seu lance, multiplicado pelo seu índice de qualidade, que em parte é composta da qualidade dos anúncios, das palavras-chave e das páginas de destino em seu site. O lance ideal para você depende do tipo de sua campanha, do custo das palavras-chave e da relevância das palavras-chave.

marketing digital

PESQUISA DE PALAVRA-CHAVE PARA CONTEÚDO

Muitas pessoas associam a pesquisa de palavras-chave apenas com o SEO, mas ela não deve ser menosprezada pelo Marketing de Conteúdo. O Google determina o ranking dos sites a partir das palavras-chave contidas no conteúdo, mas usa centenas de outras variáveis para determinar qual página tem o melhor conteúdo. Para fazer um bom conteúdo é preciso tanto descobrir as melhores palavras quanto produzir um conteúdo que atenda às demandas das pessoas que estão pesquisando essa palavra.

Felizmente, existem muitas ferramentas para ajudá-lo em seus esforços e você pode construir extensas listas de palavras-chave. Confira abaixo algumas das melhores ferramentas do mercado, algumas gratuitas e outras pagas.

PLANEJADOR DE PALAVRAS-CHAVE DO GOOGLE

A ferramenta mais óbvia e amplamente utilizada em pesquisa de palavras-chave é o “Keyword Planner” do Google. Essa ferramenta permite que os anunciantes busquem por novas expressões e tenham ideias de grupos de anúncios, ou seja, formas de agrupar as palavras por similaridade. A ferramenta do Google fornece estatísticas para cada termo, incluindo volume de pesquisa e o custo médio estimado por clique. Ela é útil durante as fases iniciais do brainstorming de palavras-chave, mas não deve ser a única ferramenta usada para pesquisa. Como diz o Google, você pode usar o planejador “para criar as bases para uma campanha bem-sucedida”. Ele pode fornecer uma orientação para a organização do grupo de anúncios e uma ampla seleção de palavras-chave, mas se você contar exclusivamente com essa ferramenta pode perder a oportunidade de trabalhar com algumas expressões de “long tail” (cauda longa) consideradas valiosas.

AUTOCOMPLETE” DO GOOGLE

Comece digitando uma palavra ou frase na caixa de pesquisa do Google e previsões que podem ser semelhantes ao que você está procurando podem aparecer. O algoritmo de preenchimento automático é baseado em muitos fatores, incluindo quantas vezes os usuários procuraram por um termo no passado. É especialmente útil se você está procurando por palavras-chave de “long tail” baseadas em uma palavra ou uma frase. Escreva a sua palavra principal na caixa de busca e depois cada letra do alfabeto para ver pesquisas relacionadas. Coloque também um espaço antes da sua palavra-chave para ver mais variações.

 

Lembre-se que a pesquisa de palavras-chave é um processo contínuo e permanente e escolher as palavras “corretas” pode resultar em uma campanha altamente bem-sucedida e rentável. Existem muitas outras ferramentas gratuitas de palavra-chave na internet, mas essas citadas acima são algumas que achamos particularmente úteis para melhorar a qualidade das pesquisas.