O que faz um profissional de marketing digital?
Se você tem dúvidas sobre o futuro do marketing digital, pode ficar tranquilo: vai continuar crescendo muito mais rápido que o marketing tradicional.
O Marketing Digital traz vantagens imbatíveis:
- Tudo é possível de ser medido: você consegue saber se uma campanha de anúncios trouxe ou não vendas, quais os posts no Facebook que aumentaram a base de contatos da empresa, etc;
- Estamos imersos na Internet em nossos smartphones: são mais de 170 milhões de smartphones no Brasil, plugados via 3G, 4G ou WiFi;
- Ficamos quase uma hora por dia no Facebook/Messenger/Instagram: esses dados, do relatório anual do Facebook, demonstram que ficar de fora é perder um bom pedaço do dia dos seus clientes;
- Custos de campanhas mais baixos: quer aparecer para milhares de pessoas? Uma boa campanha de Youtube é muito mais barata que uma campanha de TV.
Ou seja, vale a pena investir sua carreira nessa área. Vai existir por muito tempo.
Bom agora vem a dúvida: o que faz alguém no marketing digital?
A vida no marketing digital
O marketing digital é um conjunto de atividades executadas para promover uma empresa, negócio ou pessoa na Internet. Por promoção, vamos no conceito amplo, do Kotler, que diz: “promoção cobre todas aquelas ferramentas de comunicação que fazem chegar uma mensagem ao público-alvo”.
Algumas das principais ferramentas são:
- Criação de sites com a sua mensagem;
- Criação de anúncios para seu público-alvo;
- Técnicas de SEO para fazer seu site aparecer no Google, na busca orgânica;
- Publicações em mídias sociais, etc…