1. IMAGEM DESTACADA
Todo artigo, nota, notícia ou novidade que você publique no seu blog deve ter uma imagem destacada. É o que irá descrever visualmente o conteúdo do seu texto. Não pode ser qualquer imagem. Deve possuir alta resolução e estar relacionado com o post.
Também é importante pensar e escolher essa imagem em função a sua distribuição posterior nas redes. Em geral, tudo aquilo que se publica no blog também será mostrado nas redes por meio de links. Sobretudo no Facebook e Twitter. Essa será a primeira coisa que seus seguidores verão, por isso, deve ser relevante.
No exemplo a seguir, uma especialista em Marketing Digital, muito conhecida na Argentina, publicou um post do seu blog no Facebook. A imagem mantem seu estilo de marca pessoal e se complementa com o texto.
2. GRÁFICOS E DIAGRAMAS
Um dos segredos de uma boa estratégia de conteúdo visual tem a ver com a utilização de gráficos e diagramas. Por qual razão? Por que se trata de informação valiosa. E o que buscam as pessoas? Algo que lhes traga VALOR.
Os gráficos e as tabelas são a expressão visual da informação. Geram confiança e ajuda ao público a entender aquilo que está sendo falado. De fato, neste artigo mesmo, expusemos algumas estatísticas e constatamos os dados com um gráfico.
3. INFOGRÁFICOS E ILUSTRAÇÕES
Os infográficos se tornaram um recurso visual de sucesso. Um infográfico estrutura os dados de maneira consistente e ajuda o leitor a organizar todos os dados facilmente. De fato, um infográfico possui 30 vezes mais chances de ser lido do que um post comum de blog.
O site Costumer Magnetism realizou um infográfico sobre os infográficos (redundante,não?), no qual utiliza dados estatísticos. Um deles dispõe que os blogs que utilizam infográfico, recebem até 12% mais tráfego.