1. Use as hashtags
Para ter engajamento, é preciso ganhar visibilidade entre o público de interesse.
Para isso, contar com a ajuda das hashtags é o primeiro passo.
O Instagram agrupa publicações que utilizaram a mesma hashtag. Então, sempre que você usar uma hashtag em sua publicação, desde que seu perfil seja comercial ou desbloqueado, ela será relacionada quando um usuário pesquisar pelo tema usando o sinal #.
Uma novidade recente é que as pessoas podem seguir não somente perfis, mas também hashtags.
Logo, se você possui uma agência de marketing digital, por exemplo, e publica usando a #marketingdigital, todas as pessoas que seguem a hashtag visualizarão a publicação, sem necessariamente seguir a sua página.
Mais pessoas poderão ser alcançadas pela sua postagem e isso desperta maior interesse pelo seu serviço.
2. Use os Stories
Dos 800 milhões de usuários do Instagram, 300 milhões estão ativos diariamente no Stories.
Além da super audiência, o recurso ainda oferece uma série de ferramentas que aumentam a visibilidade da sua marca e estimulam o engajamento.
Podemos citar como as principais:
- Localização: ao utilizá-la no Stories, permite que seu seguidor, ao clicar nela, veja um mini perfil com fotos tiradas no lugar e o endereço.
- Enquetes e Emoji Slider: estimulam a interação por meio dos votos.
- Hashtags: ampliam a visibilidade da História, porque funcionam exatamente como nas publicações: são agrupados e exibido para quem pesquisar sobre o tema.
3. Mantenha a qualidade do conteúdo
O seu público interagirá se ele gostar do seu post, se ele acrescentar ou for útil de alguma forma.
Então, mesmo tratando-se de uma rede social, é imprescindível oferecer um conteúdo de qualidade e interessante, capaz de atrair pessoas e estimular a interação.
Seja com um “gostei”, comentário ou até melhor: ele pode marcar pessoas que possam gostar, o que ajuda a aumentar o seu alcance.
4. Publique no melhor horário
Faça uma análise sobre o horário em que seu público mais interage nas suas publicações e priorize postar nestes horários.
Dessa forma, você conseguirá potencializar as interações.
Para chegar a essa conclusão, use os relatórios estatísticos do Instagram ou o dashboard de ferramenta de gestão, por exemplo. Essa, geralmente, oferece dados mais completos.
Além disso, as ferramentas de automação no Instagram permitem o agendamento das publicações. Isso vai ajudá-lo a seguir os horários corretamente.