Engajamento no Instagram: 2 táticas para evitar se você quer promover seu negócio

Por que o engajamento é importante?

Hoje, ainda é mais fácil conseguir alcance orgânico dentro do Instagram, do que no Facebook. Mas, isso não é garantia de que seu conteúdo será entregue a todos os seus seguidores.

O Instagram, assim como o Facebook, possui um algoritmo que analisa o que é mais relevante para cada usuário. Esse filtro é feito com base em três variáveis: tempo da postagem, engajamento e relacionamento.

O algoritmo prioriza as postagens mais recentes, bem como analisa quais publicações o usuário tem maior interação, seja por curtidas ou comentários. Além disso, o algoritmo tem a função de verificar com quais contas o perfil do seu negócio interage mais.

1. Automação nem sempre é legal

Bots é a abreviação da palavra robots, ou seja, robôs. Eles são muito utilizados em diversos locais da internet. Mas, até que ponto eles te ajudam realmente?

Dentro do Instagram, é comum os usuários utilizarem os robôs para interagir com seus seguidores, sendo por curtidas, respostas a comentários ou pelo envio de mensagens por directs.

Interagir com seu seguidor é muito importante e isso faz com que sua empresa esteja mais próxima do seu cliente. O grande problema da automatização da interação é que você deixa a pessoalidade de lado. Os robôs respondem os comentários genericamente e, uma hora ou outra, o seu potencial cliente identifica que não está sendo respondido por uma pessoa.

É comum que ocorram erros com os bots. Um exemplo é o uso de robôs para o envio de mensagem automática quando um perfil te segue. Acontece que, às vezes, o robô erra e envia mensagens para um perfil que não te segue realmente. Isso faz com que as suas interações passem a ser consideradas como spam e você pode ter problemas com a própria política de uso do Instagram.

2. Seguidor não paga conta

Comprar seguidores não é legal para o seu negócio por vários motivos. Primeiro, quando se compra seguidores, as contas que passam a te seguir geralmente são fakes, portanto estão ali apenas para fazer volume.

O comum em contas que realizam esse tipo de prática é uma explosão de seguidores do dia para a noite. Mas, se analisarmos o perfil desses seguidores, notamos que são contas de diversos países, normalmente, alheios a empresa.

Isso nos leva a segunda questão: quem te segue pode não ter nada a ver com seu negócio. O que é péssimo, já que o usuário sequer se importa em ver seu conteúdo e, por consequência, não irá se engajar em suas postagens, quem dirá converter.

Ao comprar seguidores se passa a encher a conta com usuários que nunca vão, efetivamente, comprar da sua empresa. São apenas números dentro do seu perfil, que por fim, não resolvem em nada!

Além disso, pode ser que seu público note essa prática e você perca a credibilidade junto aos seus seguidores reais. Afinal, você terá um alto número de seguidores, mas um baixo engajamento.

Nunca esqueça: seguidor não paga a conta! O que realmente importa são pessoas que estão interessadas no seu conteúdo e que querem saber mais sobre sua empresa.