1. Usar hashtags genéricas
Todos temos algum contato no Instagram que, em cada publicação, colocar hashtags como #Amor, #Instadaily ou #InstaMood.
Estas hashtags tão genéricas podem gerar mais visibilidade em cada publicação, mas também é provável que somente atraiam um tipo específico de seguidores, que façam comentários somente pra levar mais seguidores à sua conta.
Ou seja, são contas que se concentram unicamente em ter milhares de seguidores, ou em conseguir likes recíprocos, que comentem essas fotos com hashtags genéricas e que realmente não estão preocupadas com o conteúdo.
É importante ter cuidado com este tipo de contas para evitar que seus comentários distraiam do conteúdo publicado pela sua conta.
Conseguir um bom número de seguidores “verdadeiros” e interessados pela sua marca pode levar um bom tempo. Então, além de criar conteúdos pensados para ganhar seguidores, procure publicar coisas interessantes e de qualidade.
Usando hashtags mais específicas, relacionadas com seus produtos, você não vai ter a mesma visibilidade de quando usa hashtags genéricas, entretanto, os usuários que interagem com você estarão realmente interessados na sua marca.
2. Não usar hashtags de localização
Independente se você vende online ou se tem uma loja física, é importante que
as empresas procuram atrair mais seguidores locais para suas publicações usando hashtags específicas de localização.
Esta estratégia funciona para as indústrias que são afetadas pela localização (por exemplo, os fotógrafos de festas), pois, além de usar hashtags como #casamento, #festa, #fotógrafos, etc, podem usar hashtags relevante para a localidade onde se encontrem. Assim, os clientes que morem perto podem localizar as iniciativas com mais facilidade. Ainda melhor se estas empresas contam com hashtags características de suas marcas. Por exemplo: #FestasIncriveisEm e adicionar a localidade para dar a conhecer a todos onde acontece tipo de festas.
3. Não atualizar a seleção de hashtags constantemente
Se você quer continuar aumentando o número de seguidores interessados na sua marca, você precisa pesquisar diariamente o que os seus seguidores estão seguindo e o que chama a atenção deles.
Não fique só com suas hashtags de sempre na hora de compartilhar conteúdos. Procure quais são as tags que estão sendo criadas e atraia mais atenção para a sua marca.
Invista tempo provando diferentes hashtags no seu conteúdo e estude qual delas foi capaz de gerar mais interação, assim como qual foi a que derivou em mais seguidores reais. O tempo investido nesta simples técnica vai aumentar exponencialmente o alcance das suas publicações.
4. Adicionar hashtags depois de ter publicado
Também é importante que as hashtags sejam adicionadas antes de apertar o botão de Publicar ou Compartilhar
Lembre-se de que o Instagram compartilha o seu conteúdo em tempo real e adicionar as hashtags depois de ter publicado elimina a oportunidade de que o conteúdo apareça em diferentes buscas.
Se você tem a tendência de esquecer as hashtags que publica normalmente, pode criar uma lista com as que que mais usa – ou que precisa usar -, como o nome da sua marca ou a localização da mesma – e também fazer uma lista das que você pode variar constantemente, de acordo ao produto ou serviço.
Outra estratégia que alguns especialistas recomendam é a de publicar os primeiros hashtags na hora de publicar em um comentário. E, uma vez publicado, adicione um novo comentário com as hashtags que faltaram.
Dessa forma, você garante que a sua publicação se mantenha visível por muito mais tempo.