1 – COMPARE RESULTADOS NO GOOGLE TRENDS
Uma das funcionalidades mais bacanas da plataforma é, sem dúvidas, a de comparar resultados. Veja essas modalidades:
COMPARE ENTRE LÍNGUAS
Se você buscar um termo em caracteres latinos, você só verá resultados das regiões que os usam e vice-versa. Se você pesquisar, por exemplo, “ねこ,” que significa “gato” em japonês, não haverá dados para o Brasil.
Para comparar resultados entre japonês e português, combine os dois termos com um “+”: ”ねこ + gato.”
COMPARE ENTRE LOCAIS
Se sua empresa tem atuação em mais de um país, é possível que você queira pesquisar termos nos dois locais e compará-los. Para isso, é possível alterar filtros de cada um dos termos. Basta digitar duas vezes uma pesquisa e clicar nos três pontos ao lado de uma delas. As opções de Alterar Filtros vão aparecer – basta selecionar outro país.
2 – UTILIZE O GOOGLE TRENDS PARA FORTALECER SUA ESTRATÉGIA
Alguns passos para impulsionar seu marketing com o Google Trends:
Comece com um termo de pesquisa
Limite a pesquisa para o local em que você atua. Depois, escolha um termo para começar a pesquisa, que seja diretamente ligado ao seu produto ou serviço. Ao pesquisar “fotografia”, você verá quais meses do ano essa atividade é mais forte.
Explore locais, regiões, outras datas, solte a imaginação. Muitos insights podem sair dessa “brincadeira”.
ESPECIFIQUE
Resultados mais específicos podem trazer ainda mais ideias. “Fotografia” é um termo bem genérico, que pode ser relativo a vários produtos, serviços e conteúdos. Por isso, escolha agora palavras menos abrangentes.
APLIQUE
Mas não adianta nada navegar por lá sem aplicar o que aprendeu. Com base nas pesquisas, quais mudanças você pode fazer para atingir essa audiência maior? Quais comportamentos inesperados têm a ver com a sua audiência e como atendê-la?
Suas campanhas de marketing digital com certeza serão mais efetivas quando você descobrir os interesses de quem utiliza o Google (praticamente todos nós).