O QUE É O GOOGLE SEARCH CONSOLE?
O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Até 2015, ele se chamava Webmaster Tools. No começo de 2018, foi repaginado e relançado em Beta, até setembro, quando foi ao ar a nova versão, no dia 13 de dezembro, o Google anunciou a migração dos seguintes serviços para nova versão: AMP, Index Status, Links, Manual Actions, Mobile Usability, Rich Cards, e o Search Analytics, além disso, o Google planeja migrar ainda mais funcionalidades da versão antiga para a nova.
Algumas ferramentas do antigo Google Search Console não estão disponíveis no novo, mas continuam sendo acessíveis na interface anterior. É por isso (e por hábito), inclusive, que a maioria dos usuários ainda usa a versão antiga.
Apenas de todas as mudanças, sua razão de ser sempre foi a mesma: com seus relatórios e funcionalidades, ele permite que você analise o tráfego do seu site, conferindo seu desempenho em pesquisas.
Se o desempenho estiver ruim, ele oferece formas de destacar sua páginas nas pesquisas. Além disso, a ferramenta para webmasters do Google mostra o caminho para corrigir os problemas que causam a performance ruim.
Ele é muito utilizado por especialistas em SEO, e pode ser acessado neste link. Neste post, daremos mais destaque às funcionalidades da versão antiga, pois, como falamos anteriormente, ainda é o que a maioria dos profissionais está usando.
O GSC é um dos recursos gratuitos para sites mais completos que existe.
De fato, ele é melhor do que muitas ferramentas pagas que estão no mercado. Ele não substitui todas elas, mas é um suplemento incrível para ser usado junto a outras ferramentas.
Você deve estar se perguntando como usar o Google Search Console, uma ferramenta de análise, para te ajudar a obter mais tráfego.
Vou explicar isso em detalhes ao longo do artigo. Mas basicamente, você vai usar dados do GSC para modificar seu conteúdo e as estratégias do seu site (ex: marketing, SEO, publicidade).
O GSC na verdade é uma suite de ferramentas, e todas essas são incrivelmente úteis.
COMO FUNCIONA O GOOGLE SEARCH CONSOLE
1-Aparência de pesquisa (Search Appearance): Como o Google está lendo cada parte das páginas – títulos, descrições, imagens etc;
2-Tráfego de pesquisa (Search Traffic): O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;
3-Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;
4-Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site;
5-Outros recursos adicionais: Ferramentas de testes, assistentes para negócios e muito mais.
- ASPECTOS DE PESQUISA (SEARCH APPEARANCE)
Neste tópico de Aspectos de Pesquisa, você consegue analisar as otimizações que você pode fazer para melhorar a aparência do seu site quando aparecer nos resultados de busca do Google:
Dados Estruturados
É um relatório que serve para identificar os dados que estão estruturados em seu site, e que o Google consegue identificar em sua página para entender e adicionar rich snippets (resultados de buscas com informações otimizadas para deixá-los atrativos).
Entenda como dados estruturados um conjunto de informações com estrutura padrão, por exemplo, sequência de artigos que contenham autor, data, título; ou, então, uma lista de restaurantes com informações de endereço, avaliação dos usuários, preços etc.
Esse relatório é importante para analisar dados e os erros de marcação encontrados na página.
Há dois tipos de erros de dados estruturados:
-Campo ausente: Por exemplo: não indicou o autor, ou título do artigo;
-Melhor ou pior avaliação ausente: Por exemplo: um produto é classificado em uma escala de 5 pontos, mas não foram marcados os parâmetros de mínimo e máximo valor – bestRating (5) ou worstRating (1).
Se você clicar nos itens encontrados, terá todo o detalhamento das marcações encontradas.
Use o marcador de dados para corrigi-lo, como explicado a seguir.
Marcador de dados estruturados
Para os erros encontrados nos dados estruturados, esta é a ferramenta para você indicar para o Google o que é cada elemento do seu site, caso possua conjunto de informações estruturadas, como Eventos, Artigos, Produtos etc.
- TRÁFEGO DE PESQUISA (SEARCH TRAFFIC)
Este relatório tem importantes funcionalidades para identificar informações detalhadas do tráfego para o seu site:
Search Analitycs
Neste relatório você consegue identificar o tráfego orgânico para o seu site e tirar insights de possíveis otimizações. O relatório apresenta:
As palavras-chave em que seu site apareceu nos resultados de busca: Caso você tenha problema com (not provided) para analisar as palavras-chaves que levaram os usuários até o seu site no Analytics, aqui está a solução. Fique atento às palavras que trazem maior tráfego, e invista nelas;
As páginas do seu site que foram referenciadas: Analise se as páginas que você considera importantes realmente estão trazendo resultado;
Os países que acessaram: Se for o caso, otimize as páginas para os outros idiomas que também têm tráfego para o seu domínio;
Se foi dispositivo móvel ou desktop: Caso tenha grande acesso em mobile, certifique-se de que suas páginas são responsivas;
Se a pesquisa foi para a web ou especificamente para imagens: Essa é uma forma de verificar se as imagens estão sendo indexadas. Se quiser saber como otimizar a busca por suas imagens, veja este artigo com as diretrizes de otimização do Google.
Análise por data: Extrair análise e comparação de dados por uma data específica.
E em todas as informações você pode saber quantos cliques e impressões (visualização do usuário nos resultados de busca), qual o CTR (quantas visualizações teve e quais obtiveram cliques) e qual a posição média obtida.
Cliques: Quantidade de cliques que levou os usuários para seu site.
Impressões: Quantas visualizações o link para o seu site teve nos resultados de pesquisa do Google, mesmo que não tenha sido exibido pela rolagem.
CTR (click-through-rate): Contagem de cliques dividida pela contagem de impressões. Um CTR alto significa que a aparência do seu site nos resultados de pesquisa está assertiva, ou seja, quem viu se interessou e clicou. Se não houver impressões, a CTR será exibida como um travessão (—), pois seria dividida por zero.
Posição: a posição média do resultado principal do seu site nos resultados de busca. Se não houver impressões, a posição será exibida como um travessão, pois não existirá.
- ÍNDICE DO GOOGLE (GOOGLE INDEX)
Status do índice
Apresenta as páginas indexadas pelo Google, as que foram bloqueadas por robôs e as que foram removidas.
Ok, mas e o que analisar? O que você deve se atentar é em relação a:
-Aumento constante nas páginas indexadas: Isso quer dizer que o Google está conseguindo rastreá-las e indexá-las;
-Quedas inesperadas: Fique atento pois pode significar que o servidor está sobrecarregado ou fora de operação, e que o Google está com dificuldade para acessar seu conteúdo;
-Volume de índices muito alto: Pode indicar conteúdos duplicados, falta de direcionamentos canônicos, páginas geradas automaticamente e até mesmo que o site possa ter sido invadido;
-Mudanças repentinas: Que indicam problemas de segurança ou configurações do site.
Ter uma ferramenta no Google Search Console é essencial para que você otimize seu site para as buscas do Google, mas saber usá-la pode ser um desafio. Tanto a versão antiga quanto a nova exigem dedicação, mas os resultados fazer valer muito o trabalho.
Se você puder e conseguir se dedicar para entendê-la e aplicar correções com os insumos que a ferramenta traz, ela será uma importante aliada. Você vai saber as otimizações necessárias para um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa sem precisar de um técnico específico.