1 – COLOQUE SUA EMPRESA NO MAPA
Há uma ferramenta que você pode usar para aparecer com mais facilidade nas buscas, o Google Meu Negócio. Ele permite que sua empresa faça um cadastro com dados como endereço, horários de funcionamento e contatos, além de usufruir de alguns benefícios.
O Google Meu Negócio cria para sua empresa uma página no Google+, coloca sua localização no Google Maps e permite que sua organização apareça nos resultados das buscas em destaque.
Isso relaciona o seu negócio à sua localidade, ajudando nas buscas locais. Dessa forma, você aparecerá mais facilmente em pesquisas de pessoas que se encontram na sua região de atuação.
2 – ADQUIRA LINKS DE QUALIDADE (LINK BUILDING)
A prática de link building, ou seja, construção de links para um website, é importantíssima porque o Google entende que quanto mais sites apontarem para o seu, maior é a sua autoridade acerca de determinado assunto. Porém, nem toda indicação é igual: sites maiores e mais confiáveis, de empresas como a Forbes e Exame, por exemplo, têm um valor muito maior do que blogs comuns e gratuitos.
Além disso, de modo ideal, os links devem conter um texto âncora referente ao assunto, vir de sites que atuem no mesmo nicho e ter características naturais, ou seja, não devem ser comprados. Se isso não acontecer, o Google pode entender que você está fazendo Spam ou tentando enganar o seu usuário e pode penalizar algumas páginas que, possivelmente, perderão posições no resultado do buscador.
Porém, essa é uma estratégia que pode ser um pouco complicada, já que não é fácil encontrar empresas e blogueiros que estejam dispostos a indicar o seu site por pura vontade. Se você quiser pagar por um link, será um simples ato de publicidade e isso não é proibido. Mas certifique-se de que os links tenham o NoFollow, um atributo que, basicamente, informa ao Google a natureza da indicação e previne punições.
3 – CONECTE O SITE ÀS REDES SOCIAIS
Os sinais sociais, ou seja, os compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais, também é um dos fatores de rankeamento do Google. Por isso, ter uma boa página no Facebook, Google Plus, Twitter e Instagram é importantíssimo. Além de gerar tráfego, passa credibilidade e autoridade para o site.
Para facilitar, adicione os botões de compartilhamento aos artigos do seu blog. E para ganhar seguidores/fãs, inclua links de suas redes sociais no rodapé do site e facilite ao público-alvo se engajar com a sua empresa.
E aí, preparado para colocar tudo isso em prática e aparecer no Google? Esperamos que sim!