O Instagram é um canal de comunicação bastante eficaz que a sua empresa pode aproveitar, a fim de atingir o público que está procurando e trazer mais divulgação para os seus produtos. Para isso, é necessário saber como funciona o Instagram.
Como ferramenta de marketing, o Instagram é muito eficaz. Possibilita um contato próximo entre marca e público, além de permitir mostrar um lado mais descontraído da sua empresa com os seus vários formatos de conteúdo. Recentemente, lançou o Instagram Stories, recurso que desbancou a preferência das pessoas pelo Snapchat e popularizou ainda mais a plataforma.
PUBLICAÇÕES NO FEED
O primeiro passo para entender como funciona o Instagram é se familiarizar com o feed de posts. Você pode publicar fotos e vídeos no perfil da sua marca no Instagram, usar legendas e marcar pessoas. Há também a possibilidade de criar álbum com mais de uma foto, que o usuário pode conferir ao arrastar o dedo. O aplicativo conta ainda com um recurso que tornou a empresa famosa: a seleção de filtros, disponível para retocar as fotos.
INSTAGRAM DIRECT
O Instagram possui um sistema de troca de mensagens dentro da rede social, algo bastante valioso para a sua marca manter contato com o público. Tenha atenção aos envios feitos para o Instagram Direct, já que ninguém gosta de ser ignorado. O seu perfil também pode iniciar interações com outros, o que possibilita dar início a parcerias estratégicas com outras empresas ou influenciadores digitais.
INSTAGRAM STORIES
Criado para desbancar a popularidade do Snapchat, o Instagram Stories permite publicar fotos e vídeos com validade de 24 horas. Tem recursos divertidos que dão outra cara aos posts, como stickers, rabiscos e emojis, além dos famosos filtros. O Instagram Stories é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus seguidores, já que faz o seu perfil aparecer em uma área reservada para esse tipo de conteúdo.
TRANSMISSÕES AO VIVO
Parte integrante da estrutura do Instagram Stories, as transmissões ao vivo podem ser iniciadas por qualquer perfil e servem como um grande impulso para a sua visibilidade. Os seus seguidores receberão uma notificação de que a sua marca está em uma live, algo decisivo para atrair visualizações. É possível receber comentários em tempo real e respondê-los, além de manter o conteúdo online por 24 horas para ser conferido depois.
INSTAGRAM ADS
Por pertencer ao Facebook, o Instagram possui acesso a todas as vantagens em relação à publicação de anúncios. Com o Instagram Ads, você pode desenvolver posts patrocinados direcionados para perfis altamente específicos de pessoas. As informações são cruzadas com o Facebook, por isso apresenta alta precisão.
INSTAGRAM SHOPPING
Uma novidade recente, o Instagram Shopping possibilita transformar o perfil da sua marca em uma loja. O público consegue visualizar informações sobre os seus produtos, ver o preço em fotos e, claro, adquiri-los diretamente pelo Instagram. Trata-se de uma nova forma de aproveitar essa rede social para impulsionar suas vendas.