1. Faça a segmentação do seu disparo
Para fazer email marketing faça a segmentação do seu disparo para assim ganhar qualidade nos disparos, aumentar a precisão da mensagem no seu público-alvo e garantir mais resultados é preciso segmentar. Há diversas formas para isso, é preciso focar no comportamento do seu usuário e usar essa informação ao seu favor. Seguem aqui algumas ideias interessantes de segmentação.
- Personas (saiba mais sobre o assunto neste link);
- Cargos gerenciais (tomadores de decisão) ou técnicos;
- Profissionais da área de Vendas, RH, Marketing, etc.;
- Área de atuação da empresa do Lead (Tecnologia, e-commerce, saúde, etc.);
- Porte da empresa;
- Origem do clique (enviar um email a partir de um link que o Lead clicou).
2. Faça Email Marketing sem cara de SPAM
Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a SPAM. Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu email não pareça indesejado.
- Limite o assunto cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;
- Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito, etc;
- Não exagere no uso de acentos gráficos (!, ?, !!!).
Há diversos outros detalhes que se caracterizam como Spam, mas seguindo esses conceitos básicos já é um bom passo de boas práticas.
3. Frequência certa é essencial
A frequência do envio é parte importante do engajamento da sua lista. O excesso de emails incomoda e faz com que muita gente cancele ou ignore os emails. A falta deles não gera proximidade e causa estranheza quando uma mensagem chega. Procure ter ao menos 1 envio por mês.
Faça também um calendário de envio de emails e certifique-se de que os disparos estão bem distribuídos ao longo do mês.
4. Saiba o momento certo de disparar o email marketing
O dia e horário de envio fazem uma diferença incrível nos resultados. Não são raros os casos em que o timing dá uma diferença de mais de 100% nos cliques e conversões. Escolha um horário que seu público tenha a caixa aberta e possa agir sobre a mensagem.