1. Mude para um perfil comercial O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
Antes de planejar seu plano de marketing para Instagram, certifique-se de ter uma conta comercial.
Você só precisa ir até configurações e clicar em “Alternar para o perfil de negócios” para dar início.
Existem alguns benefícios de ter um perfil comercial.
Por exemplo, os seguidores podem entrar em contato diretamente com você em sua página do Instagram, exatamente como fariam com seu site.
Um perfil comercial permite que você crie e publique anúncios sem precisar usar as ferramentas publicitárias do Facebook.
Você também pode acessar as ferramentas de análise do Instagram, chamadas Insights, que fornecem estatísticas sobre suas impressões e alcance das postagens.
Quando você desbloquear as vantagens gratuitas do seu perfil de negócios, precisa começar usá-las para rastrear e entender seu público.
2. Use as ferramentas gratuitas do Instagram
Os perfis de negócios no Instagram não são muito diferentes dos perfis de negócios do Facebook.
Através de Insights, você visualiza estatísticas como impressões, engajamento e muito mais.
Você pode até ter aceso aos dados demográficos de seus seguidores, tais como informações sobre idade, sexo, localização e horário em que estão mais ativos.
Insights não são generalizados. Você pode ter informações específicas sobre as postagens daquela semana que mostram quantas impressões você teve nesse período e quais foram suas melhores postagens.
Essas ferramentas gratuitas são ótimas porque você pode usá-las para entender exatamente como os usuários estão interagindo com seu conteúdo.
Quanto mais você souber sobre como os usuários estão interagindo com suas postagens, melhor você pode deixar seu conteúdo para aumentar o engajamento.
Uma categoria de postagens que chamam atenção são determinantes.
3. Publique conteúdos que façam (gentilmente) com que as pessoas comprem
E se você pudesse vender mais produtos apenas publicando no Instagram?
Bem, você pode.
O Instagram é um excelente lugar para anunciar seus produtos. E se você fizer da forma certa, não vai cansar os usuários com propagandas também.
Se você for muito insistente, os seguidores vão desaparecer. Os lançamentos de produtos são uma maneira fácil de falar sobre o seu item e aumentar o interesse sem parecer que você está insistindo muito.
4. Use Instagram Stories
Se você quiser gerar leads, Instagram Stories vai te ajudar.
Os Stories são diferentes de postagens comuns do Instagram porque estão no formato “slideshow”.
Ficam ativos por apenas 24 horas, mas podem ser salvas em qualquer um dos seus dispositivos e utilizadas novamente mais tarde.
Esse recurso é semelhante ao Snapchat Stories (e é de fato um concorrente direto).
Em vez de aparecer no feed de notícias, Instagram Stories aparece em uma pequena área acima na tela.
Os benefícios do Instagram Stories para as marcas são enormes. Para iniciantes, as histórias são exibidas no topo das linhas de tempo do seguidor, onde os usuários podem ver diariamente.
As marcas podem usar stories para fazer posts de bastidores, que podem não ser tão “de alta qualidade” como os posts regulares.
E você não precisa se preocupar com a “estética” da sua marca ou sua página Instagram quando se trata de stories.
O Instagram também permite experimentar diferentes tipos de conteúdo no recurso stories, como fotos, vídeos, lives ou Boomerangs.