Copywriting 5 técnicas focadas na conversão de vendas

1. Encontre o problema que você vai resolver

Se você vende algo, independente do que seja (produtos ou serviços), então você tem que ter a solução para um problema.

Se você vende um tênis para corrida é porque existem pessoas que correm e precisam desse acessório para os treinos e para a atividade no geral.

Se você vende a sua experiência para editar textos e formata-las com as técnicas de SEO, então, é porque existem muitas empresas que precisam disso para aumentar as vendas.

Realmente, não vai importar o que você está vendendo desde que você resolva o problema de alguém.

Entenda o que você está vendendo

Só que para você conseguir ter a solução para o problema de alguém, você tem que saber exatamente o que está vendendo, inclusive, sabendo os benefícios.

Você está vendendo um colchão de espuma da Nasaque é muito caro que os concorrentes por quê?

Se você dizer que é porque ele é ideal para quem tem dores nas costas, já vai ter uma vantagem, ainda que o valor seja maior.

Entende que você tem que saber do que tá falando?

Isso tem tudo a ver com o que é copy e como ele funciona no marketing digital.

Ainda que o sistema de vendas seja totalmente diferente, você continua sendo um vendedor na internet e vai ter, de alguma forma, que saber do que está vendendo.

Mostre ao seu leitor que você sabe bem disso – até mesmo mais do que ele próprio.

É depois de ter “agitado” a mente do seu cliente para os benefícios daquela compra que você vai, de fato, conseguir realiza-la.

2. Consiga despertar a emoção do seu cliente

Agora, vamos supor que você já sabe que tem a solução do problema do seu público.

Ok, ponto para você, está no caminho certo.

Mas, isso não será suficiente se você não souber despertar a emoção dele de alguma forma.

Bom, vamos voltar um passo atrás: o que é copy? – é um método de escrita persuasivo.

Certo!

Então, você precisa, necessariamente, mexer com o seu leitor para que sua venda dê certo.

E aqui existem várias maneiras de você conseguir isso.

Por exemplo, você pode contar a sua jornada, ainda mais se for parecida com a dos seus clientes, para criar empatia e aí o terreno fica mais fértil para a conversão futura.

Só que existe uma técnica que gostamos muito mais e sempre falamos aqui no blog: os gatilhos mentais (ou como chamam por aí: atalhos mentais).

Os gatilhos mentais

E o que são esses gatilhos mentais?

Basicamente, eles são mecanismos cerebrais que tem o objetivo de tornar mais rápido processo de decisão do seu cliente.

Existem muitos gatilhos mentais que são estudados e usados a todo instante.

Muito resumidamente, separamos alguns deles para você entender do que estamos falando.

  • Reciprocidade – é a tendência de retribuir favores (é um troca),
  • Coerência – quando você se propõe a pagar por algo se o cliente não gostar,
  • Prova Social – é uma tendência que segue o comportamento de outras pessoas,
  • Autoridade – é outro gatilho porque nos faz confiar naqueles mais “experientes”,
  • Escassez – mostra que tudo é que raro ou está acabando é valioso.

Essas são algumas ideias de gatilhos mentais que fazem com que nossos públicos comecem a agir de forma mais automática, mais emotiva.

E se você conseguiu atrair a emoção do seu cliente, então, você entendeu perfeitamente o que é copy.

3. Fale do produto, mas só no momento certo

Outra definição: o que é copy se não a arte de conseguir encontrar o momento certo para a venda?

O copy fala muito em conteúdo. Conteúdo persuasivo, conteúdo de qualidade, conteúdo de valor, conteúdo de importância…

Só que o copy é apenas uma maneira de você conseguir conversão porque o próximo passo para, além disso, é vender o seu produto ou serviço.

Em algum momento você vai ter que falar do seu produto.

O importante é saber que não vai ser qualquer momento, e sim o momento!

Se você entrega um conteúdo de alta qualidade, que sana as dúvidas dos leitores, que te dá credibilidade e autoridade, você está a dois passos do paraíso para realizar a sua venda.

Isso porque você conseguiu gerar um relacionamento muito bom.

E se relacionar com o cliente nada mais é do que o deixar melhor preparado para receber suas ofertas que vão vir futuramente como forma de melhorar a vida dele.

Afinal, você está dando a solução para um problema, não é?

E aqui já estamos falando que é chamado no marketing digital de “objeções”.

O que é objeções

Vamos entender da seguinte forma: quando um consumidor compra um produto, ele tem que se desfazer de alguma coisa, no caso o dinheiro dele.

Essa troca precisa, necessariamente, valer a pena.

E existem muitos motivos para que o consumidor ache que aquela troca não vai valer a pena.

Isso é a objeção, esse pensamento de achar que o produto não vale a pena ou não vale o valor pelo qual está sendo vendido.

Nesse caso, qual é, portanto, a atuação do copywriter?

Fazer com que o consumidor entenda que sim, aquele produto vale a pena por n motivos.

Se o produto vai solucionar o problema dele, já é um começo.

Mas, é preciso ir, além disso, e mostrar, inclusive, que o valor está abaixo do que o produto pode representar de mudanças na vida da pessoa que o comprar.

Pensando do lado do consumidor, ele está totalmente correto em ter objeções.

Só que se você vende algum produto no qual confia e sabe que vale a pena, vai precisar mostrar para o consumidor isso.

E aqui está a importância de seguir os passos acima, considerando que estamos falando sobre o que é copy e como usar ele no marketing digital.

4. Leve o seu público à tomada de decisão

Tem uma frase que é bastante batida no mercado digital, mas que precisamos dizer aqui, agora:

“Se você não disser ao cliente para onde ir, ele pode ir a qualquer lugar… Inclusive, embora”.

Você tem um conteúdo de qualidade, usa técnicas de persuasão baseado no que aprendeu sobre o que é copy e ainda tem um produto que vai resolver o problema de muita gente.

Ok.

Mas, e aí bora vender?

Você tem que ter o poder de direcionar o seu leitor para a compra.

E não precisa ser, necessariamente, para a compra propriamente dita – mas, tem que ser para algum lugar.

Isso vai depender do seu objetivo, também. Se é vender um produto, dar um ebook grátis ou se é fazê-lo curtir a sua página do Facebook.

O motivo não importa, mas você tem que direcioná-lo

E aqui estamos falando em CTA ou Call-to-Action. Sabe o que é isso?

O que é CTA?

Esta é uma das técnicas de marketing digital mais importante que existe porque vai ajudar o seu leitor a tomar uma decisão importante na vida dele – e na sua.

Aqui voltamos a falar sobre a diferença de copy e redação publicitária.

Na redação, você encontra grifos como “compra agora” ou “clique aqui”.

Quando você sabe bem o que é copy, você faz com que o cliente tome a decisão sem ter que inserir esses botões.

Geralmente, são palavras que levam o leitor a ir para uma página de vendas (landing page).

Também é comum que seja mais subjetivo e esteja totalmente relacionado com a sua estratégia usada até aqui.

A ideia é a de oferecer os benefícios da compra, que acaba ficando em segundo plano (de tão bom que são os benefícios).

Você já viu alguma propaganda da Coca-Cola falar para você comprar uma Coca-Cola?

Não né. Então, eles não fazem isso. Eles vendem o benefício de se tomar uma Coca-Cola.

E é isso que um bom conteúdo copy faz.

5. Consiga a atenção do seu leitor

Esse poderia ter sido o nosso tópico 1 deste artigo.

Porque de nada vai adiantar você seguir todos os passos listados aqui se você não tiver a atenção do leitor voltada inteiramente para você.

E lembre-se que estamos falando de um mundo digital onde tudo acontece muito rápido e ao mesmo tempo.

Enquanto abre o e-mail, o internauta está no Facebook, visitando o site de esportes que gosta e procurando uma receita de um alimento fitness.

E, assim, em um estalar de dedos ele pode sair da sua página sem ter lido o que era necessário.

Portanto, a 1ª coisa ou o mais importante para usar o copy no marketing digital é você ter a atenção do seu leitor e estar em sintonia com ele.

Assim, a dica é que você seja útil para ele.

  • Por que ele deveria ler o seu artigo?
  • Por que deveria comprar seu produto?
  • Por que ele teria que perder tempo com você?

Mostre, imediatamente, como você pode ser útil para ele.

Se você tem números é um bom começo. Se você tem autoridade no assunto, também. Se você tem a solução rápida para o problema é outro bom início. Se você é relevante, ele vai acreditar em você!

De alguma maneira, para atrair o seu leitor, você tem que mexer com a curiosidade dele.

A 1ª impressão é a que fica

Você já sabe o que é copy (arte de deixar o consumidor interessado em algum conteúdo).

Então, você deve saber que no marketing digital a 1ª impressão não é apenas a que fica, mas a que vende também.

A criação de títulos, por exemplo, é um dos pontos mais importantes, independente do seu tipo de conteúdo (vídeo, ebook, curso, artigo).

Depois, há de se pensar em headline também.

Aliás, você tem que ser atrativo para o leitor e para isso tem que usar técnicas bem elaboradas.

Essa história toda de escrever títulos curtos, com números, com palavras persuasivas, com fontes oficiais…

É tudo verdade!

Quer ver?

  • Faça a declaração o seu Imposto de Renda
  • Aprenda a declarar o IR e receber o seu dinheiro de volta agora mesmo

Qual dos dois títulos você prefere?

Se você ficou com a 2ª opção, saiba que usamos gatilho mental, palavra persuasiva e urgência.

Interessante como ele ficou mais atrativo do que o outro, não é?

Pois é: é disso que estamos falando!

Claro que você só vai conseguir isso quando conhecer seu público-alvo. E seguir os outros passos citados na parte superior deste artigo.

Para terminar, é importante entender o que é copy, mas mais importante que isso é saber como o copy no marketing digital é usado.

Isso vai te ajudar a alavancar as vendas e ter melhores resultados.