4 – Dicas matadoras de como fazer email marketing

1. Faça a segmentação do seu disparo

Para fazer email marketing faça a segmentação do seu disparo para assim ganhar qualidade nos disparos, aumentar a precisão da mensagem no seu público-alvo e garantir mais resultados é preciso segmentar. Há diversas formas para isso, é preciso focar no comportamento do seu usuário e usar essa informação ao seu favor. Seguem aqui algumas ideias interessantes de segmentação.

  • Personas (saiba mais sobre o assunto neste link);
  • Cargos gerenciais (tomadores de decisão) ou técnicos;
  • Profissionais da área de Vendas, RH, Marketing, etc.;
  • Área de atuação da empresa do Lead (Tecnologia, e-commerce, saúde, etc.);
  • Porte da empresa;
  • Origem do clique (enviar um email a partir de um link que o Lead clicou).

2. Faça Email Marketing sem cara de SPAM

Evite emails escritos com a cor vermelha ou com características normalmente associadas a SPAM. Há alguns detalhes que podem ser seguidos para que seu email não pareça indesejado.

  • Limite o assunto cerca de 50 caracteres e sem CAIXA ALTA;
  • Evite usar demasiadamente termos como promoção, free, clique aqui, grátis, crédito, etc;
  • Não exagere no uso de acentos gráficos (!, ?, !!!).

Há diversos outros detalhes que se caracterizam como Spam, mas seguindo esses conceitos básicos já é um bom passo de boas práticas.

3. Frequência certa é essencial

A frequência do envio é parte importante  do engajamento da sua lista. O excesso de emails incomoda e faz com que muita gente cancele ou ignore os emails. A falta deles não gera proximidade e causa estranheza quando uma mensagem chega. Procure ter ao menos 1 envio por mês.

Faça também um calendário de envio de emails e certifique-se de que os disparos estão bem distribuídos ao longo do mês.

4. Saiba o momento certo de disparar o email marketing

O dia e horário de envio fazem uma diferença incrível nos resultados. Não são raros os casos em que o timing dá uma diferença de mais de 100% nos cliques e conversões. Escolha um horário que seu público tenha a caixa aberta e possa agir sobre a mensagem.