Porém, essa inteligência de Google e dos demais sites de buscas vem aprimorando as técnicas e hoje considera muitas variáveis para ranquear as páginas. Hoje utilizam muito a semântica, ou seja, eles entendem e relacionam as palavras com as intenções do leitor.
Por isso, é inevitavel ressaltar que as técnicas de SEO são importantes, porém, se o seu texto não tiver um bom conteúdo para o leitor, ele não será tão bem posicionado nos buscadores.
Técnicas SEO
Depois de pesquisar bastante na internet e ver vários vídeos sobre SEO, pude resumir a técnica em um quadro para facilitar o entendimento dela:
1.ON Page
As técnicas On Page são as que se aplicam no próprio site ou blog. Elas podem ser técnicas ou de conteúdo.
TECNICAS:
- URL – O primeiro passo é pensar em uma palavra-chave quando for criar o nome do seu site. Ou seja, escolher a/as palavras que você quer utilizar para posicionar o seu site e incluir na URL.
Pense em uma URL limpa, ou seja, com palavras importantes, e se puder, excluindo palavras de ligamento como: “de”, ”a” “para”, etc.
- Tempo de carregamento – busque sempre fazer e atualizar o seu site pensando no peso e tempo de carregamento, pois, isso também é levado em conta pelos buscadores na hora de ranquear os sites!
- Responsivo – uma das regras que os sites de buscas utilizam para ranquear é se o seu site está adaptado para celulares, tablets, se ele tem uma boa configuração e é de visualização claro.
2.CONTEÚDO:
- Cabeçalhos – Use cabeçalhos para especificar os temas, pois eles ajudam na busca e também são importantes para estruturar o conteúdo do seu site.
- Palavra-chave – É muito importante pesquisar o interesse das pessoas quando buscam um determinado tema em Google. Com isso, você pode incluir na sua escrita as palavras-Chave mais pesquisadas. E quando falo em palavra-chave, não é necessariamente uma palavra; pode ser também uma frase ou grupo de palavras.
Tem um site que descobri pesquisando em Google que ajuda a identificar as palavras-chave mais procuradas nos buscadores: ubersuggest. Ele é fácil de usar e você pode consultar em vários idiomas, inclusive em português!
A ideia é identificar quais são as intenções dos clientes quando buscam algo em Google. Por exemplo: Se o leitor, quando busca algo sobre Marketing digital, ele quer um curso, um vídeo, um resumo sobre o tema, um passo a passo para aplicar no seu site, etc?
- Links – E muito enriquecedor que você coloque links em seus textos direcionando a outros textos ou páginas do seu site, fazendo referência a outros temas já trabalhados anteriormente. Isso é importante porque o Google valoriza a intenção de facilitar a navegação para o leitor!