1. Escolha Do Nome Do Seu Canal No YouTube
A primeira dica da nossa lista é lá no começo, na fundação do seu canal: O nome do canal.
Apesar de ser uma tarefa difícil para a maioria das pessoas, é fundamental fazer a melhor escolha possível. Antes mesmo de criar o canal propriamente dito.
Para isso, é preciso que você determine, antes de mais nada, qual é o objetivo do seu canal.
Se você pretende divulgar uma marca ou produto;
Se pretende divulgar alguma personalidade (podendo ser você mesmo);
Ou se você quer apenas atuar em um nicho, sem ter uma marca ou personalidade já conhecida.
Nos dois primeiros casos, é fundamental que a marca/produto ou personalidade já tenha alguma, nem que seja pequena, fama no mercado.
Se for o caso, basta colocar como título do canal, o nome em questão.
Caso contrário, você vai se encaixar no terceiro item e, então, é preciso criar um título criativo.
E que – ao mesmo tempo – encaixe alguma palavra-chave relevante para o público do nicho escolhido.
Por exemplo, se você vai criar um canal com conteúdo de jogos, é interessante utilizar palavras-chaves que os usuários utilizam para encontrar este conteúdo, como por exemplo: Gameplay, jogos, games, etc.
2. Publique Vídeos Frequência
A segunda dica desta lista é com relação a periodicidade do conteúdo que você publicará.
É preciso entender que o cérebro humano adora padrões e rotinas. Portanto, o melhor modo de agradar o subconsciente de seus futuros inscritos é fornecer um conteúdo periódico.
Procure descobrir em quanto tempo o seu público-alvo consume a informação dos seus vídeos. E posteriormente a que frequência eles buscam por mais informação.
É a média entre estes dois números que definirá de quanto em quanto tempo você postará um novo vídeo.
Mas, indo além dessa questão da mente humana, temos também o esquema de ranqueamento de canais do próprio YouTube.
Ele define os canais mais bem ranqueados, que têm seus vídeos sugeridos para mais pessoas.
A boa notícia, neste caso, é que o YouTube preza pela periodicidade do canal.
Pois isso mostra para a plataforma que você está, realmente, interessado em criar conteúdo para o YouTube. E não apenas publicando um vídeo “na vida e outro na morte”.
3. Programe Como Se Fosse Um Canal De TV
Antes de começar a criar conteúdo, é preciso estipular quais serão as categorias e tipos de vídeo que você planeja publicar para crescer seu canal no YouTube.
Primeiro, porque é muito mais fácil criar conteúdo quando você tem um assunto pré-definido para aquele projeto.
E é por isso que os canais mais famosos possuem quadros fixos e vídeos organizados em playlists.
Antes de começar a gravar (ou editar) defina quais quadros existirão no seu canal. E como você pode criar os melhores vídeospara o seu público.
Você pode pensar no seu Canal no YouTube como um Canal de TV, e criar uma programação usando as Playlists.
Claro que têm que ser temas relacionados, não tem como no mesmo canal tratar de jogos, emagrecimento e como ganhar dinheiro online.
O ideal é explorar sub nichos dentro do nicho que você já atua, por exemplo, se você atua no nicho de emagrecimento, pode criar um programa de como emagrecer com caminhada.
Pode também fazer um reality da sua vida, onde você fará uma série de vídeos para atingir um objetivo de emagrecimento ou melhora da saúde. Aí é só deixar a criatividade trabalhar.