1 – Saiba o que estão falando sobre você e sua empresa
Você pode programar o Google Alerts para avisar quando um link com seu nome vai ao ar. Se você estiver logado na sua conta do Google, ele oferece a opção de pesquisar seu nome logo de cara.
Para a sua empresa, essa técnica é ainda mais útil. Você recebe em tempo real, no seu e-mail, as notícias que falam do seu produto ou serviço, como um clipping. É bom ficar de olho nisso para não perder nenhuma crítica ou elogio, por exemplo.
Para testar, criamos um alerta sobre o próprio Google. Os resultados são bem variados, oferecendo notícias sobre a empresa, seus últimos produtos e campanhas. O e-mail vem em forma de feed, com o título do link, o início do texto e botões de compartilhamento.
2 – Monitore seus competidores
Além de monitorar a sua marca, você pode também criar alerta no Google para seus competidores. Fique sabendo que tipo de conteúdo estão produzindo e o que a imprensa está falando deles.
Você terá uma boa noção sobre as estratégias de marketing da competição. Não que seja necessário copiar as ações, mas ficar sabendo delas assim que acontecem é vantagem competitiva.
3 – Mantenha-se informado com o Google Alerts
Outra sugestão é criar alertas sobre determinado tema para não perder nenhuma notícia. Você pode usar em conjunto com o Google Trends, que dá uma lista das histórias mais importantes das últimas 24 horas. Saiba sobre o que as pessoas estão comentando e programe o Google Alerts para enviar atualizações para sua caixa de entrada.
Se você mudou de cidade e quer se manter informado sobre o que acontece lá, pode programar para receber as notícias locais. Assim como a pesquisa normal do Google, você pode colocar mais termos e refinar a busca.
Ou ainda, se trabalha com conteúdo e precisa de ideias novas sempre, pode criar alerta no Google com os temas. Se escreve sobre tecnologia, por exemplo, pode receber as últimas novidades direto no e-mail só utilizando essa palavra.
Já imaginou que facilidade para a sua estratégia? Outra dica é monitorar seu próprio blog adicionando nas opções para aparecerem somente “os melhores conteúdos”. Assim, toda vez que você receber um alerta sobre um post seu, vai saber que o conteúdo está sendo levado em conta pelo Google como um dos melhores.
Quando você seleciona para receber apenas notícias, o Google Alerts já faz uma seleção do que é mais confiável e de qualidade.