Google Search Console: O Que É e Como Utilizar

O QUE É O GOOGLE SEARCH CONSOLE?

O Google Search Console é uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Até 2015, ele se chamava Webmaster Tools. No começo de 2018, foi repaginado e relançado em Beta, até setembro, quando foi ao ar a nova versão, no dia 13 de dezembro, o Google anunciou a migração dos seguintes serviços para  nova versão: AMP, Index Status, Links, Manual Actions, Mobile Usability, Rich Cards, e o Search Analytics, além disso, o Google planeja migrar ainda mais funcionalidades da versão antiga para a nova.

Algumas ferramentas do antigo Google Search Console não estão disponíveis no novo, mas continuam sendo acessíveis na interface anterior. É por isso (e por hábito), inclusive, que a maioria dos usuários ainda usa a versão antiga.

Apenas de todas as mudanças, sua razão de ser sempre foi a mesma: com seus relatórios e funcionalidades, ele permite que você analise o tráfego do seu site, conferindo seu desempenho em pesquisas.

Se o desempenho estiver ruim, ele oferece formas de destacar sua páginas nas pesquisas. Além disso, a ferramenta para webmasters do Google mostra o caminho para corrigir os problemas que causam a performance ruim.

Ele é muito utilizado por especialistas em SEO, e pode ser acessado neste link. Neste post, daremos mais destaque às funcionalidades da versão antiga, pois, como falamos anteriormente, ainda é o que a maioria dos profissionais está usando.

O GSC é um dos recursos gratuitos para sites mais completos que existe.

De fato, ele é melhor do que muitas ferramentas pagas que estão no mercado. Ele não substitui todas elas, mas é um suplemento incrível para ser usado junto a outras ferramentas.

Você deve estar se perguntando como usar o Google Search Console, uma ferramenta de análise, para te ajudar a obter mais tráfego.

Vou explicar isso em detalhes ao longo do artigo. Mas basicamente, você vai usar dados do GSC para modificar seu conteúdo e as estratégias do seu site (ex: marketing, SEO, publicidade).

O GSC na verdade é uma suite de ferramentas, e todas essas são incrivelmente úteis.

COMO FUNCIONA O GOOGLE SEARCH CONSOLE

1-Aparência de pesquisa (Search Appearance): Como o Google está lendo cada parte das páginas – títulos, descrições, imagens etc;

2-Tráfego de pesquisa (Search Traffic): O que as pessoas estão procurando no Google que as leva a clicarem (ou não) no seu site;

3-Índice do Google (Google Index): Como está o desempenho do Google em indexar as páginas do seu site e identificar as palavras-chave que mais aparecem;

4-Problemas de segurança: Notificações de problemas de segurança detectados em seu site;

5-Outros recursos adicionais: Ferramentas de testes, assistentes para negócios e muito mais.

  1. ASPECTOS DE PESQUISA (SEARCH APPEARANCE)

Neste tópico de Aspectos de Pesquisa, você consegue analisar as otimizações que você pode fazer para melhorar a aparência do seu site quando aparecer nos resultados de busca do Google:

Dados Estruturados

É um relatório que serve para identificar os dados que estão estruturados em seu site, e que o Google consegue identificar em sua página para entender e adicionar rich snippets (resultados de buscas com informações otimizadas para deixá-los atrativos).

Entenda como dados estruturados um conjunto de informações com estrutura padrão, por exemplo, sequência de artigos que contenham autor, data, título; ou, então, uma lista de restaurantes com informações de endereço, avaliação dos usuários, preços etc.

Esse relatório é importante para analisar dados e os erros de marcação encontrados na página.

Há dois tipos de erros de dados estruturados:

    -Campo ausente: Por exemplo: não indicou o autor, ou título do artigo;

    -Melhor ou pior avaliação ausente:  Por exemplo: um produto é classificado em uma escala de 5 pontos, mas não foram marcados os parâmetros de mínimo e máximo valor – bestRating (5) ou worstRating (1).

Se você clicar nos itens encontrados, terá todo o detalhamento das marcações encontradas.

Use o marcador de dados para corrigi-lo, como explicado a seguir.

Marcador de dados estruturados

Para os erros encontrados nos dados estruturados, esta é a ferramenta para você indicar para o Google o que é cada elemento do seu site, caso possua conjunto de informações estruturadas, como Eventos, Artigos, Produtos etc.

  1. TRÁFEGO DE PESQUISA (SEARCH TRAFFIC)

Este relatório tem importantes funcionalidades para identificar informações detalhadas do tráfego para o seu site:

Search Analitycs

Neste relatório você consegue identificar o tráfego orgânico para o seu site e tirar insights de possíveis otimizações. O relatório apresenta:

    As palavras-chave em que seu site apareceu nos resultados de busca: Caso você tenha problema com (not provided) para analisar as palavras-chaves que levaram os usuários até o seu site no Analytics, aqui está a solução. Fique atento às palavras que trazem maior tráfego, e invista nelas;

    As páginas do seu site que foram referenciadas: Analise se as páginas que você considera importantes realmente estão trazendo resultado;

    Os países que acessaram: Se for o caso, otimize as páginas para os outros idiomas que também têm tráfego para o seu domínio;

    Se foi dispositivo móvel ou desktop: Caso tenha grande acesso em mobile, certifique-se de que suas páginas são responsivas;

    Se a pesquisa foi para a web ou especificamente para imagens: Essa é uma forma de verificar se as imagens estão sendo indexadas. Se quiser saber como otimizar a busca por suas imagens, veja este artigo com as diretrizes de otimização do Google.

    Análise por data: Extrair análise e comparação de dados por uma data específica.

E em todas as informações você pode saber quantos cliques e impressões (visualização do usuário nos resultados de busca), qual o CTR (quantas visualizações teve e quais obtiveram cliques) e qual a posição média obtida.

    Cliques: Quantidade de cliques que levou os usuários para seu site.

    Impressões: Quantas visualizações o link para o seu site teve nos resultados de pesquisa do Google, mesmo que não tenha sido exibido pela rolagem.

    CTR (click-through-rate): Contagem de cliques dividida pela contagem de impressões. Um CTR alto significa que a aparência do seu site nos resultados de pesquisa está assertiva, ou seja, quem viu se interessou e clicou. Se não houver impressões, a CTR será exibida como um travessão (—), pois seria dividida por zero.

    Posição: a posição média do resultado principal do seu site nos resultados de busca. Se não houver impressões, a posição será exibida como um travessão, pois não existirá.

  1. ÍNDICE DO GOOGLE (GOOGLE INDEX)

Status do índice

Apresenta as páginas indexadas pelo Google, as que foram bloqueadas por robôs e as que foram removidas.

Ok, mas e o que analisar? O que você deve se atentar é em relação a:

    -Aumento constante nas páginas indexadas: Isso quer dizer que o Google está conseguindo rastreá-las e indexá-las;

    -Quedas inesperadas: Fique atento pois pode significar que o servidor está sobrecarregado ou fora de operação, e que o Google está com dificuldade para acessar seu conteúdo;

    -Volume de índices muito alto: Pode indicar conteúdos duplicados, falta de direcionamentos canônicos, páginas geradas automaticamente e até mesmo que o site possa ter sido invadido;

    -Mudanças repentinas: Que indicam problemas de segurança ou configurações do site.

Ter uma ferramenta no Google Search Console é essencial para que você otimize seu site para as buscas do Google, mas saber usá-la pode ser um desafio. Tanto a versão antiga quanto a nova exigem dedicação, mas os resultados fazer valer muito o trabalho.

Se você puder e conseguir se dedicar para entendê-la e aplicar correções com os insumos que a ferramenta traz, ela será uma importante aliada. Você vai saber as otimizações necessárias para um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa sem precisar de um técnico específico.